Header Ads

Metodologias de aprendizagens ativas, futuro da educação no Brasil e alunos digitais são temas de destaque na Bett Educar 2019

Com programação especial, a ZOOM education for life pretende agitar evento com lançamentos, inovações e discussões sobre o papel da educação na formação das novas gerações, dentro das perspectivas tecnológicas atuais.

        © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Há 23 anos desenvolvendo programas educacionais "mãos na massa", que envolvem robótica e são capazes de desenvolver o potencial criativo e o pensamento crítico de crianças e adolescentes, a ZOOM education for life prepara grandes lançamentos para a Bett Educar 2019, considerado o maior encontro de educação e tecnologia da América Latina, que ocorre em São Paulo entre os dias 14 e 17 de maio de 2019.


Entre os destaques da ZOOM que é líder em robótica educacional no país para o evento, estão os lançamentos do programa JornadaZ e do livro "O futuro alcançou a escola?", desenvolvido em parceria com a Editora do Brasil. E ao longo dos quatro dias da Bett Educar, a empresa promove uma série de debates e palestras com especialistas sobre educação, tecnologia, metodologias ativas, futuro. (abaixo, a programação completa).


JornadaZ – Estrela entre os lançamentos da ZOOM na Bett Educar, o JornadaZ é um programa educacional que utiliza a metodologia do aprender fazendo, para desenvolver em crianças e adolescentes as habilidades e competências essenciais para viverem em um mundo cada vez mais complexo. "Ensinar programação no Fundamental 1 é o novo desafio para escolas e educadores. E o JornadaZ é a nossa proposta para atender a esse desafio por meio de um conjunto de atividades articuladas e voltadas à concretização de um projeto que dá sentido aos desafios apresentados em cada aula", explica Marcos Wesley, fundador e CEO da ZOOM.



JornadaZ Coding é a introdução ao pensamento computacional, à codificação por blocos (Scratch), programação de robôs equipados com sensores, introdução aos desafios computacionais e torneios de robótica. Dividida em quatro segmentos, a jornada é constituída pelos trechos Maker (1º e 2º anos), Coding (3º, 4º e 5º anos), Project (6º e 7º anos) e Life (8º e 9º anos). "Acreditamos que as competências essenciais para a vida são plenamente desenvolvidas quando há um ambiente de aprendizagem onde o estudante é desafiado a construir soluções nos ambientes físico e digital, explorando novos conhecimentos. Para chegarmos a estas conclusões, investimos muito em pesquisas e no desenvolvimento de soluções educacionais, buscando a excelência na qualidade dos programas e processos que entregamos para as escolas", diz Marcos.


O futuro alcançou a escola? – Em parceria com a Editora do Brasil, a ZOOM produziu o livro "O futuro alcançou a escola?: o aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem.", com o objetivo de ampliar as reflexões sobre as novas práticas pedagógicas e sobre os rumos da educação no Brasil, que será lançado na Bett Educar. Sob a coordenação da Profª Drª Maristela Sarmento, pedagoga e gestora de projetos educacionais com foco em ciências e tecnologia, a obra traz artigos escritos por especialistas da área educacional com temas relevantes para as escolas – como a nova geração de alunos, a BNCC e as tecnologias educacionais – discutidos numa perspectiva de aproximação com as dinâmicas da sala de aula.



Ficha técnica:

© Editora do Brasil S.A. e ZOOM Editora Educacional SA., 2019

Todos os direitos reservados

Texto © Editora do Brasil S.A. e ZOOM Editora Educacional SA.

Revisão: M10 Editorial

1ª edição / 1ª impressão, 2019

Autores dos artigos: Maristela Sarmento; Alfredo Carlos Gomes da Costa; Carlos Seabra; Cristiana Mattos Assumpção; Fernando Moraes Fonseca Junior; José Moran; José Ivair Motta Filho; Luís Carlos de Menezes; Michel Metzger; Priscila Pereira Boy; Vinicius Signorelli.


Programação Palestras da ZOOM na Bett Educar 2019 – Estande D50


Terça-feira, 14 de maio


Horário: 9h00 às 9h30

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM.


Horário: 9h45 às 10h15

Tema: Jornada Z: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM .


Horário: 11h30 às 12h00

Tema: M&Ms - Movimentos Mobilizadores: Educação e Princípios, com Denis Drago, especialista em Gestão Educacional.


Horário: 12h00 às 12h30

Tema: F1 in Schools: Uma nova perspectiva em Educação Tecnológica aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com Helez Costa Merlim, especialista em Educação e Gestão de Projetos, e Waldemar Battaglia, presidente da F1 in Schools Brazil.


Horário: 13h30 às 14h00

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM .


Horário: 15h30 às 16h00

Tema: Flipped Classroom - uma estratégia ativa de aprendizagem, com José Motta Filho, Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação.


Horário: 17h00 às 17h30

Tema: A BNCC na prática e suas implicações no contexto escolar, com Priscila Boy, mestre em Educação, escritora e palestrante.


Quarta-feira, 15 de maio


Horário: 9h00 às 9h30

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM.



Horário: 9h45 às 10h15

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM.


Horário: 11h30 às 12h00

Tema: Combatendo o Cyberbulliying: Ações práticas para uma internet mais segura, com Cristina Sleiman, advogada e especialista em Cyberbullying, e Denis Drago, especialista em Gestão Educacional.


Horário: 12h00 às 12h30

Tema: TBR - Torneio Brasil de Robótica: Desafios no contexto da Educação e da Inovação Criativa, com Nilton Sergio Joaquim, especialista em Educação Tecnológica e Presidente da R2E – Robótica Educação e Eventos e Presidente do World Robot Olympiad Brazil.


Horário: 13h30 às 14h00

Tema: Aprendizagem lúdica, com Carlos Seabra, especialista em tecnologias educacionais e desenvolvedor de jogos educacionais.


Horário: 15h30 às 16h00

Tema: Referenciais do Ensino Médio e a elaboração de itinerários formativos, com Priscila Boy, mestre em Educação, escritora e palestrante.


Horário: 17h00 às 17h30

Tema: Habilidades socioemocionais – como turbinar o projeto de vida do jovem, com Alfredo Gomes da Costa, especialista em Desenvolvimento Humano e metodologias inovadoras em educação.


Quinta-feira, 16 de maio


Horário: 9h00 às 9h30

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM.


Horário: 9h45 às 10h15

Tema: Craft Box Code: Conexão entre a realidade aumentada e o coding, com Danilo Yoneshige, especialista em tecnologias educacionais.


Horário: 11h30 às 12h00

Tema: Maio Amarelo Kids: Uma experiência transformadora em Educação para o Trânsito nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com Arnaldo Ortis Clemente, mestre em Engenharia Mecatrônica e especialista em Educação Tecnológica, e José Aurélio Ramalho, diretor do Observatório Nacional de Trânsito.


Horário: 12h00 às 12h30

Tema: Voando Alto: A Cultura Maker numa visão prática aos anos finais do Ensino Fundamental, com Denis Drago, especialista em Gestão Educacional.


Horário: 13h30 às 14h00

Tema: Jornada Z: Onde o fazer tem propósito, com Equipe ZOOM .


Horário: 14h00 às 14h30

Tema: Coding: programação na escola, com Michel Mtzger, especialista em tecnologias educacionais e desenvolvedor de soluções educacionais.


Horário: 15h30 às 16h00

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, Equipe ZOOM.



Sexta-feira, 17 de maio


Horário: 9h00 às 9h30

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM.


Horário: 9h45 às 10h15

Tema: Escola Bosque: Um case de sucesso em Educação Tecnológica, com Silvia Scuracchio, gestora Educacional e Especialista em Educação.


Horário: 11h30 às 12h00

Tema: Craft Box Coding: O desafio do Maker associado à codificação, com Danilo Yoneshige, especialista em tecnologias educacionais.


Horário: 12h00 às 12h30

Tema: Perspectivas da inovação pedagógica, com Fernando Moraes Fonseca Junior, mestre em Educação pela PUC-SP e especialista em inovação e transformação digital na educação.


Horário: 13h30 às 14h00

Tema: Jornada Z: Inovação na Educação, com Equipe ZOOM .


Horário: 16h30 às 17h00

Tema: As Ciências da natureza para o Ensino Fundamental na BNCC, com Luiz Carlos de Menezes, físico, professor, coordenador acadêmico da faculdade Sesi-SP e leitor crítico do ZET.


Horário: 17h00 às 18h00

Sorteio de Brindes


Horário: 18h00 às 19h00

Sorteio de Brindes


Serviço:

Bett Educar 2019: 26ª edição do evento reunirá mais de 230 empresas nacionais e internacionais, cerca de 20 startups do mercado e mais de 22 mil participantes do setor educacional de todos os estados do Brasil.

Onde: Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro – São Paulo, SP)

Quando: 14 de maio de 2019, das 8h30 às 19h / 15 a 17 de maio de 2019, das 9h às 19h

Estande da ZOOM: D50



Sobre a ZOOM education for life


As competências essenciais para a vida são plenamente desenvolvidas quando há um ambiente de aprendizagem onde o educando é desafiado a construir soluções nos mundos físico e digital, explorando novos conhecimentos.


A ZOOM investe muito em pesquisa e no desenvolvimento de soluções educacionais, e, ao longo dos 23 anos de mercado, tem buscado a excelência em seus programas e processos de implementação nas escolas.


Como resultado, a ZOOM é líder de mercado no segmento da cultura maker, robótica e STEAM. Com uma equipe de colaboradores experientes, a ZOOM vem proporcionando às instituições parceiras melhores resultados na aprendizagem de seus alunos.


A ZOOM já atendeu mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 8 mil escolas de todo o Brasil, incentivando mais de 150 mil educadores a se engajarem nessa nova forma de ensinar e aprender.Com informação de Clean Barros.

Conheça as franjas que são tendência este ano e descubra qual combina mais com você

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.