Header Ads

The Body Shop promove Comércio com Comunidades em Gana e ajuda mulheres a conquistarem mais autonomia .

Companhia foi a primeira na indústria cosmética a implantar modelo de preço justo com pequenos produtores e agricultores de diversas partes do mundo.

© Gana


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Desde 1994, a The Body Shop, marca inglesa ativista de cosméticos naturais, mantem parceria com uma comunidade agrícola composta por mulheres, localizada em Gana, na África. A marca oferece um salário justo para essas pessoas trabalharem no local e isso vem ajudando-as a transformarem suas vidas, conquistando mais liberdade e autonomia. É na Comunidade de Gana que a Manteiga de Karité, usada há séculos por africanas como um ritual de beleza, é obtida e compartilhada com o mundo, em todos os produtos da marca que contém esse ingrediente.

O primeiro contato da The Body Shop com a Associação Tungteiya, que fica no norte de Gana, foi em 1992, quando Anita Roddick, fundadora da marca, se encantou com as propriedades da Manteiga de Karité e com as pessoas que a produziam. Na época, a comunidade possuía 50 mulheres e cresceu exponencialmente nos últimos 25 anos. Atualmente conta com mais de 600 figuras femininas em 11 aldeias, que encontraram uma forma de garantir o seu sustento.

Segundo Madam Fati Paul, diretora executiva da associação, é possível notar diversos avanços na comunidade "Agora as mulheres são fortes o suficiente para controlar o próprio dinheiro. Essa é a liberdade que queremos para elas, que não devem depender dos homens para tudo, afinal a relação deve ser de parceria".

Além disso, os rendimentos obtidos ajudam na construção de encanamentos, abertura de poços de água, além de promover maior acesso à saúde, educação e construção de casas com melhores condições, impactando mais de 49 mil pessoas todo ano. Em 2019, a The Body Shop está aumentando a linha de Manteiga de Karité, o que vai impulsionar o investimento da marca na comunidade em 30%, viabilizando novos projetos para o local.

A produção da Manteiga de Karité representa toda essa força e amor, além de ser um ingrediente muito especial, que é usado há séculos por africanas como um ritual de beleza multifuncional para proteger a pele e o corpo do vento seco e a pele de seus bebês desde o primeiro momento de suas vidas. Ela apresenta alto teor de ácidos graxos e Vitaminas A e E, que protegem e hidratam todo o corpo.

Sobre Madam Fati Paul

Madam Fati Paul é educadora, administradora e especialista em gênero e desenvolvimento de trabalho. Ela é professora especializada em educação pela Universidade de Liverpool e possui pós-graduação em Implementação e Gestão de projetos e programas rurais na Universidade de Manchester. Ela lecionou durante 20 anos em instituições superiores como escolas secundárias e faculdades. Apresenta uma experiência profissional de aproximadamente 40 anos em desenvolvimento profissional, especialmente na área de empoderamento feminino. Madam já organizou workshops e apresentou trabalhos em conferências nacionais e internacionais destinadas a melhorar o padrão de vida das pessoas, incluindo as comunidades e mulheres rurais. É especialista no setor de Karité, no qual trabalha desde 1984. Atualmente é presidente do Northern Ghana Community Action Fund (Fundo de Acção da Comunidade do Norte do Gana), órgão administrativo da Associação de Mulheres de Tungteiya, produtores de manteiga de karité artesanal em Gana.

Sobre o Comércio com Comunidades

A The Body Shop® é responsável pelo programa Community Trade, ou Comércio com Comunidades, que foi criado em 1987 e consiste na compra de acessórios ou ingredientes naturais das comunidades produtoras, muitas delas com histórico de marginalidade social ou econômica em diversos países. O preço pago pela The Body Shop® por essas matérias-primas permite que as comunidades se desenvolvam social e economicamente, dando perspectiva de futuro às famílias que têm a agricultura como uma das principais fontes de renda.

O programa de Comércio com Comunidades da The Body Shop® analisa os custos reais e justos da produção, ao contrário da prática que usa o poder do comprador para reduzir os preços em negociações convencionais. O preço pago pelo programa é de 1,5 a 2 vezes acima do que é pago no mercado tradicional.

"A The Body Shop® acredita que as empresas têm a responsabilidade de usar o comércio não apenas para ganhar dinheiro, mas ter uma influência positiva no mundo. Como um negócio global, trocamos com as comunidades locais, muitas vezes em áreas remotas, que normalmente não teriam a chance de negociar diretamente com empresas como a The Body Shop®. Nosso compromisso é negociar com consciência", explica Mark Davis, diretor global de abastecimento da marca.

Atualmente, a companhia compra 24 ingredientes e mais de 25 acessórios de 31 comunidades presentes em 23 países, que empregam mais de 16 mil trabalhadores. No Brasil, são três comunidades que produzem três matérias-primas: Capanema (interior do Paraná), que produz óleo de soja; Sertãozinho (interior de São Paulo), produtora de álcool orgânico, e Lago do Junco (interior do Maranhão), onde é produzido o óleo de babaçu.

Hoje, 95% dos produtos da The Body Shop® contêm ingredientes provenientes destas comunidades. Em 2016, a companhia anunciou um compromisso global com 14 metas sustentáveis a serem cumpridas até 2020. Dentre elas, duplicar o número de ingredientes do programa, chegando a cerca de 40, além de assegurar que 100% dos ingredientes naturais sejam rastreáveis e de origem sustentável, protegendo 10 mil hectares de floresta e outros habitats.

"O comércio com comunidades é o cerne da nossa ambição de sermos o negócio global mais ético e sustentável do mundo", diz Davis.

SOBRE A THE BODY SHOP®

Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop® é uma marca inglesa de cosméticos naturais que procura fazer a diferença positiva no mundo produzindo produtos para o corpo, rosto e fragrâncias de forma ética e sustentável. A The Body Shop® foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa missão continua sendo a força central da marca. A The Body Shop® conta com 3 mil lojas em 66 países e, junto com a Aesop e a Natura, integra o Natura & Co, grupo de cosméticos global, multicanal e multi-marca, que se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.










Cabelos elásticos :o que é e como tratar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.