Header Ads

Brumadinho: buscas são retomadas; risco de novo rompimento é descartado

Defesa Civil diminuiu o nível de risco da barragem 6

© REUTERS

POR NOTÍCIAS AO MINUTO



A Defesa Civil informou que as buscas serão retomadas na tarde deste domingo (27) e não há mais riscos de rompimento da barragem 6, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). 

As buscas haviam sido suspensas temporariamente na manhã de hoje (27) após o alerta para o risco de rompimento de uma segunda barragem na cidade. 
Segundo explicou o tenente-coronel Godinho, da Defesa Civil, a retomada das buscas foi possível após a drenagem de parte da água da barragem de número seis e a diminuição de risco de acidentes. "A barragem (seis) não oferece risco para as pessoas que moram na região, nem para os bombeiros que fazem as buscas", explicou.
Segundo ele, as pessoas evacuadas no início do dia já estão liberadas para retornar para suas casas, e as barragens continuarão sendo monitoradas.
A Vale divulgou um comunicado confirmando que a Defesa Civil diminuiu o nível de risco da barragem, o que permite que os moradores que haviam sido retirados pela manhã possam voltar às suas casas e as buscas continuem.
"Vale confirma que a Defesa Civil baixou o nível de criticidade da Barragem VI de 2 para 1. Com isso, as pessoas que haviam deixado as suas casas já foram autorizadas a retornar e a Defesa Civil já pôde retomar as buscas por desaparecidos na região.", diz a nota.
Até o momento, já foram confirmadas 37 vítimas fatais, de acordo com dados oficiais. 287 pessoas estão desaparecidas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.